Maquiagem

Dicas de contorno e iluminador para a maquiagem perfeita

Apesar de caprichar na maquiagem dos olhos, com criações inovadoras e, principalmente, sobrancelhas destacadas, o diferencial do maquiador é a preparação da pele, que fica sempre impecável e muito elaborada.
Usando diferentes tons de base, e utilizando a técnica de luz e sombra, ele consegue criar um novo contorno facial, esconder imperfeições de pele, afinar a face e o nariz e destacar o olhar. O resultado é impressionante!
O contorno não serve apenas para afinar, mas também para definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los. A dupla contorno e iluminação, ou sombreamento e iluminação, é imbatível para disfarçar certas desproporções morfológicas e assimetrias do rosto – na vida social e também para prepará-lo para fotografia.
Com trabalho de sombra e luz é possível até modificar substancialmente o formato do rosto para fotografias em estúdio, mas vamos nos concentrar no trabalho que podemos fazer para uma maquiagem dia e para uma mais elaborada, de noite ou festa. 
 
contorno maquiagem12
 

Contorno

“O contorno serve para afinar, definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los. Neste caso, o produto deve ser opaco (matte), que é um pouco mais escuro que sua pele. Um exemplo é o pó (mais fácil aplicação), blush, corretivo, base e até sombra. Uma dica é que tudo que é escuro diminui, afasta e disfarça.

Iluminador
“O iluminador aumenta a área onde é aplicado. O produto deve ser claro e com brilho. Lembrando que tudo que é claro aumenta, aproxima e destaca”.

Aplicação do Blush

“Para o blush é importante ter um pincel apropriado e macio. Antes de aplicar, retire o excesso do produto do pincel. Aplique o blush com movimentos leves, não precisa esfregar o pincel no rosto. Coloque a cor aos poucos. Evitar ultrapassar a medida de dois dedos a partir da pálpebra inferior e do canto externo do nariz. Dica: o blush é aplicado acima do contorno, bem esfumado para não ficar divisória. Na dúvida, o truque do “biquinho” sempre funciona”.

iluminador-contorno
Lembre-se que a intenção do contorno é o efeito natural, onde só você saiba que usou a técnica. Existem  pontos certos para escurecer e iluminar para cada tipo de rosto. Na imagem abaixo onde esta colorido de marrom deve-se escurecer, e onde esta colorido de bege deve-se iluminar. Veja:contorno tipo de rosto 1
O resultado até parece magica, mas é um simples truque de maquiagem que pode deixar qualquer mulher mais bonita! O grande segredo é esfumar bem a transição das cores. 
Algumas das dicas mais importantes são:

1 – Aplicar uma camada fin íssima de pó translúcido sobre a base especialmente nas regiões em que serão feitos os contornos. Isso ajuda a não surgirem manchas do produto de contorno, que do contrário podem aderir em excesso às partes mais oleosas da pele. Ajuda também no ato de esfumar o produto, retirando as marcas e bordas e deixando um efeito sombreado natural.
2 – Usar um pincel completamente limpo para esfumar o contorno e suavizá-lo.
3 – Escolher produtos que não sejam muito alaranjados e que fiquem naturais em seu tom de pele (basicamente a mesma lógica que apresentei no começo do post, falando sobre tonalidades).
4 – Usar sombras matte nesta função pode funcionar muito bem.
5 – Durante o dia ilumine com produtos mais discretos, como as canetas iluminadoras, que adicionam luz sem evidenciar partículas de brilho. Os iluminadores perolados e metalizados são perfeitos para a noite. Eu digo: trata-se de um conselho para manter a naturalidade no dia-a-dia e o glamour noturno, mas não se trata de uma regra inviolável. Se você gosta de iluminador bem brilhante durante o dia e sua rotina de trabalho permite, se joga!
6 – Com um pincel próprio para esfumar sombra, para aplicar os iluminadores em caneta, esfumando-os bastante na pele, fundindo-os. Também é perfeito para contorno de nariz. A dica aqui é buscar pincéis macios, fofinhos e de cerdas que sobem em leve abertura, como os de blush pequenos e os de esfumar sombra (não os de aplicar, que são mais densos). Duo Fiber pequeno também funciona. Esses formatos e cerdas proporcionam um acabamento perfeito e suave, e evitam o efeito marcado.
Tudo que é claro aumenta, destaca e aproxima. Por isso, todo iluminador aumenta a área em que é aplicado. Se além de claro for cintilante, perolado ou metalizado, ele refletirá mais luz e destacará e aumentará ainda mais.
Tudo que é escuro diminui, afasta e disfarça, sobretudo se for opaco. Por tal razão lápis preto na linha d’água diminui os olhos e lápis branco ou bege aumenta, sombra escura disfarça pálpebras inchadas, batom escuro diminui os lábios, contorno cria depressões na face…
Entendendo isso, fica mais fácil, porque torna-se lógico, entender o que deve ser feito em cada rosto para disfarçar ou destacar traços morfológicos.

 
Veja algumas fotos de pessoas que usam contorno para destacar o formato da face:
contorno maquiagem14 261 samer-khouzam-04-2
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *